quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Prefeito e secretários recebem demandas do Movimento dos Quilombolas de Caucaia

/admin/view/noticia/img/20190919163458naumi_quilombola_negros.jpg
O prefeito Naumi Amorim reuniu-se nesta quinta-feira (19/9) com quilombolas de Caucaia. Acompanhado de secretários municipais, o gestor recebeu demandas das populações que moram em territórios remanescentes de quilombo.
Naumi classificou o encontro como importante porque as necessidades de cada comunidade foram expostas detalhadamente. “Recebemos o grupo que traz aqui suas prioridades para executarmos e oferecermos uma melhor qualidade de vida para essas pessoas”, afirmou.
Em um mês, esse foi o segundo encontro do prefeito com representantes do Movimento Quilombola. Participaram também os secretários Cézar Cordeiro (Agricultura) e Assis Medeiros (Patrimônio), que disse: “As ações estratégicas para fortalecer as demandas e intensificar as políticas públicas das comunidades quilombolas têm nossa prioridade e nosso apoio.”
“Temos que ficar cientes das necessidades dessas comunidades. Algumas demandas são totalmente diferentes das de outras regiões e precisam de um olhar diferente do poder público”, complementou Cézar. 
Entraram em pauta: distribuição de água potável, iluminação pública, acesso às comunidades (estradas), projetos esportivos, ações de agricultura, iniciativas culturais e políticas educacionais.
Vinda do Quilombo dos Caetanos, a vice-coordenadora do Movimento Quilombola cearense e coordenadora do movimento nacional, Cristina Quilombola, acredita que colocar as necessidades ao conhecimento da gestão municipal e priorizar quais são cada uma pode mudar a realidade local. “Esse tipo de encontro é fundamental para as lideranças possam acompanhar a execução das ações em cada comunidade”, sintetizou.
Caucaia é o município que mais tem comunidades quilombolas oficialmente reconhecidas no Ceará. São 11, segundo a Fundação Palmares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário