segunda-feira, 15 de julho de 2019

Caucaia cria Comitê de Proteção à Vida de Crianças e Adolescentes


/admin/view/noticia/img/20190715122401saude_suicidio_comite.jpgA Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, criou um comitê intersetorial de proteção à vida de crianças e adolescentes do município. A iniciativa visa garantir o acesso aos direitos humanos da população e prevenção ao suicídio.
A medida integra os resultados sistêmicos para a conquista da certificação internacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância, concedida apenas a prefeituras que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes.
A Comissão Intersetorial reuniu-se na última sexta-feira (12/7), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), para discutir o plano de ações dos desafios voltados à proteção da vida de jovens caucaienses. Dentre os assuntos, o grupo tratou da organização de ações do Setembro Amarelo, voltado à prevenção ao suicídio.  
Na ocasião, representantes do Programa de Saúde na Escola, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentaram indicadores sobre mortalidade de jovens por causas externas. Até maio desse ano, o município registrou nove homicídios e nenhum acidente de trânsito com o público entre dez e 19 anos.
Conforme a coordenadora do PSE na SMS, Juliana Barcelos, “o encontro foi uma oportunidade de cada secretaria apresentar experiências sobre o assunto”. A gestora falou sobre a elaboração do projeto “Salve Jorge”, voltado para prevenir a depressão, o suicídio e a automutilação em ambientes escolares. “Está em andamento e logo será apresentado”, disse.
A reunião contou com a participação de representantes da SDS, Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv), Conselho Tutelar, Creas, Cras e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário