terça-feira, 11 de setembro de 2018

Reuniões prestam esclarecimentos a comunidades

Equipes do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), em parceria com os técnicos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas (Aquasis), estão promovendo consultas públicas para subsidiar a proposta de criação de uma Unidade de Conservação Pública Ambiental na área denominada Serra da Rajada.
De uma série de reuniões previstas para esta semana, a primeira aconteceu na tarde desta terça-feira (11/9), na localidade de Piroás, na Tucunduba. A iniciativa faz parte de um plano de mobilização para prestar esclarecimentos às comunidades envolvidas.
Os grupos de trabalho também estão produzindo pesquisas e estudos que definirão qual tipo de Unidade de Conservação será implementado na Serra da Rajada, que pode se tornar uma área de Proteção Integral, uma Área de Proteção Ambiental de Uso Sustentável, uma Reserva Extrativista, uma Reserva Biológica ou uma Floresta Nacional.
O objetivo principal desses momentos é esclarecer aos moradores o que é uma Unidade de Conservação, quais tipos de unidades existentes e o que pode ser feito em cada uma delas. “A comunidade precisa estar ciente dos benefícios de ter uma unidade de conservação implantada na sua localidade, mas também entender seus deveres como cuidadores dessa unidade”, explica a gerente de Educação Ambiental do Imac, Márcia Ximenes.
A previsão é de que em janeiro de 2019 seja concluída a pesquisa com o relatório final de criação da Unidade e definido qual tipo será implantado.
CRONOGRAMA EXECUTIVO DAS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO NAS COMUNIDADES
- Tucunduba
Data: 12/9 às 16 horas
Local: Igreja local
 
- Ipu
Data: 13/9 às 16 horas
Local: Espaço cedido pela comunidade
 
- Serra da Rajada
Data: 14/09 às 18 horas
Local: Sede da Associação Dos Quilombolas da Sede da Rajada

Nenhum comentário:

Postar um comentário