segunda-feira, 9 de julho de 2018

Dez escolas de Caucaia concorrem ao Prêmio Peteca

Estão nas mãos do coordenador nacional do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Antônio de Oliveira Lima, os trabalhos das dez escolas vencedoras da etapa municipal de Caucaia do Prêmio Peteca 2018. Elas estão em busca da vitória na etapa estadual e na etapa Nacional, cujas datas ainda serão divulgadas.
Os coordenadores do Prêmio em Caucaia, professoras Andréa Herculano e Fernanda Viana, destacam a quantidade de escolas vencedoras, representando todas as categorias: conto, curta-metragem, música, desenho e poesias.
A etapa municipal do Prêmio Peteca 2018 teve como jurados o pedagogo Antônio Veloso, as professoras Cláudia Sales e Benedita Loyola, o presidente do Conselho Tutelar Jurema, Natanael Azevedo, e Irani Andrade, representante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
O prêmio é mais um estimulo à extinção do trabalho infantil, segundo o procurador Antonio Oliveira. Desde 2009, quando começou sua luta contra o trabalho infantil, até o ano de 2013, ele estima ter resgatado 150 mil crianças cearenses - cerca de 50% do total de crianças registradas como trabalhadoras pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O projeto encontra-se hoje em 20 estados. Tem como base o tripé professores, pais e Conselho Tutelar. E o procurador não tem dúvidas desse método porque ele mesmo trabalhou na infância e poderia ter parado de estudar se uma professora não tivesse ido à presença de seu pais e implorado para que continuasse a frequentar a escola.
Ele hoje repete a ação daquela professora, munido de um sentimento de resgate das crianças que perdem a infância e a oportunidade de estudar gastando-se no trabalho infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário